terça-feira, 23 de março de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010


Flash mob


"Flash mob", no sentido direto do termo, significa "mutidão à jato" ou "multidão instantânea" e é exatamente nisso que consiste.

Trata-se de aglomerações instantâneas de pessoas em um local público com a intenção de fazer uma coisa surreal, insólita e, ao mesmo tempo, divertida.

Não é uma manifestação comum. Em geral são organizados pela internet, com pessoas que nunca se viram pessoalmente.

As pessos somem com a mesma velocidade que aparecem.

Le Parkour


Le Parkour é uma atividade física que consiste em mover-se de um ponto a outro da forma mais rápida e eficiente possível utilizando apenas as habilidades do corpo humano.

Esse esporte ajuda a superar obstáculos de qualquer natureza, tanto no ambiente urbano, como rural, que vão desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto.

Os homens que praticam o parkour são conhecidos como traceur e as mulhes como traceuses.

O Situacionismo e a deriva

Situacionismo foi um movimento de crítica social, cultural e política criado na Europa, responsável pela fundação da Internacional Situacionista. O grupo, que era formado por poetas, arquitetos, cineastas, artistas plásticos e outros profissionais, se definia como uma "vanguarda artística e política" e criticava a sociedade de consumo e a cultura mercantilizada.

Segundo o ideal situacionista, os indivíduos devem construir as situações de sua vida, explorando ao máximo seu potencial e rompendo com a alienação. Dessa forma, alcançariam o prazer próprio.

Os situacionistas estendem suas idéias para a arquitetura e o urbanismo, criando a teoria da Deriva. Esta defende a transformação do ambiente pela sociedade. Sendo assim, os indivíduos devem realizar intervenções no meio urbano, estimulando as reinterpretações do espaço com base nas experiências vividas.



Le Flâneur


Trata-se de um observador que vaga pelo mundo sem ser notado, apreendendo cada detalhe daquilo que o cerca.

Buscando uma nova percepção do externo, o flâneur descreve de maneira real as cidades, os becos e as ruas, levando vida para todos os lugares.

Esse indivíduo vê a rua como seu próprio lar e refúgio. É nela que se sente abrigado e confortável.